CEJA Cleonice Miranda da Silva: CONGED – Conferência da Gestão Democrática do Ensino Estadual

terça-feira, 5 de outubro de 2010

CONGED – Conferência da Gestão Democrática do Ensino Estadual


Foi realizada, nos dias 21 e 22 de setembro de 2010, em Cuiabá/MT, a Conferência da Gestão Democrática do Ensino Estadual (CONGED/MT), que contou com a participação de professores, funcionários, alunos, pais, representantes de entidades públicas que atuam na área da educação e representantes da sociedade organizada. A Conferência objetivou o fortalecimento da Gestão Democrática nas unidades escolares estaduais de Mato Grosso, no sentido de garantir o direito à educação de qualidade para todos. 

O evento teve inicio no dia 21 de setembro, as 14 horas, com a apresentação da Banda Puro Feeling, da E. E. Dom José do Despraiado, de Cuiabá. Em seguida, passou-se a composição da mesa com Marileuza Rosa de Souza, representante da UNCME, Gilmar Soares, presidente do SINTEP/MT, Catarina de Arruda Cortez, superintendente de Gestão Escolar, Flávia Nogueira, Secretária Extraordinária de Assuntos Educacionais e Fátima Aparecida da Silva Rezende, Secretária Adjunta de Políticas Educacionais e presidente da CONGED/MT, que declarou aberta a Conferência. Em seguida, foi realizada a leitura do regimento da Conferência, que passou por uma avaliação onde alterou-se o caráter da mesma de Deliberativo para Avaliativo e Indicativo. Após a avaliação do regimento, os trabalhos do dia foram encerrados com uma mesa redonda onde Lindalva Novais, da UFMT de Rondonópolis/MT e Gilmar Soares do Sintep/MT falaram sobre a Gestão Democrática.


Pela manhã do dia 22 de setembro, os participantes foram divididos em 05 grupos que discutiram, cada um, uma parte das propostas elencadas nos municípios. As propostas eram lidas uma a uma e passavam por uma avaliação, onde o grupo determinava se a considerava, eliminava ou alterava. No periodo vespertino os trabalhos seguiram com a plenária final, onde os participantes se reuniram e discutiram as propostas que passaram pelos grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário